Publicidade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de 10 para 11 os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio e queda de neve.

Foto de Vera Carpinteiro

O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Leiria devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros de altitude entre as 15:00 de hoje e as 15:00 de sábado.

Se isso acontecer, a neve pode chegar a Penacova, mais concretamente à Serra da Aveleira, na freguesia de Lorvão, que se situa a 535 metros de altitude. A última vez que nevou em Penacova foi em 2016 disso dando a jornalista Patrícia Isabel Silva, do Diário de Coimbra. Antes disso os penacovenses só tinham tido aquela experiência quando em 1983 a vila de Penacova acordou debaixo de um manto branco.

Publicidade

Anteriormente, o IPMA já tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real até às 10:00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15:00 de sábado face à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 15:00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.

Está também previsto vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, e períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

Publicidade

Artigo anteriorUniversidade de Coimbra atribui prémio a Leonor Beleza
Próximo artigoCovid-19: A modalidade ‘casa aberta’ está desde hoje disponível para todas as fases de vacinação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui