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David Gonçalves de Almeida

A obra que hoje apresentamos, editada em dois volumes, segue de perto a Tese de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra pelo Professor Doutor Nelson Correia Borges. Em 2002 a Fundação Calouste Gulbenkian reconheceu o valor deste trabalho e incluiu-o no conjunto das obras por si editadas.

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“Quando nos propusemos estudar a arte de uma comunidade como o Mosteiro de Lorvão” – escreve Nelson Correia Borges no Preâmbulo – “pretendemos mostrar como a instituição que a gerou, com a sua mentalidade e hábitos particulares, se veio nela a reflectir”. A designação de ‘Arte Monástica’ abrange “qualquer actividade artística de monges ou monjas – arquitectura, escultura, iluminura, ourivesaria, bordados -, mas igualmente a toda a que tenha por destino satisfazer as necessidades da sua Ordem ou comunidade.”

Acrescenta ainda o autor: “Este trabalho chama-se Arte Monástica em Lorvão: Sombras e Realidade porque, se é que a realidade do passado lorvanense pode ser atingível, sempre ela se nos depara envolta em sombras em que se torna imperioso penetrar. Mesmo o património construído que hoje subsiste, à força de tantas perdas e transformações, não passa de uma sombra daquilo que foi. “

A dissertação está dividida em três partes: na primeira inclui-se o longo período que se estende desde as origens até finais do século XVI; a segunda refere-se às campanhas de renovação do século XVII e a última, desenvolve-se desde finais de Seiscentos até 1737.

O 1º volume, com cerca de 700 páginas, tem como divisões principais:

INTRODUÇÃO – O contexto: quadro físico e humano; notas de geografia, ecologia e antropologia cultural

I – O PRIMEIRO MILÉNIO: GÉNESE, DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DA COMUNIDADE LAURBANENSE
1. Das origens ao domínio muçulmano
2. Da reconquista cristã ao século XII
3. A Rainha D. Teresa. Saída dos monges de Lorvão e introdução da reforma de Cister
4. Lorvão, mosteiro cisterciense. Abadessas e monjas medievais
5. O tempo de D. Catarina d’Eça. O século XVI
II – A RENOVAÇÃO SEISCENTISTA
1. Contexto histórico
2. O claustro do silêncio
3. As obras de D. Margarida da Silveira
4. Aberturas ao mundo exterior
5. Um templo que se remoça
6. O dormitório
III – NAS VIAS DO BARROCO: A VIRAGEM DO SÉCULO E ENTRADA EM SETECENTOS
1. Um espaço intemporal: a cerca
2. Hospedarias e casa dos padres
3. A igreja dourada
4. Empresas artísticas de D. Bernarda Teles de Meneses
5. A noviciaria

CONCLUSÃO
Nota: O segundo volume, inclui documentos, levantamento fotográfico e trabalho de campo.

Sendo natural desta vila e a esta terra intimamente ligado, é ele próprio que nos esclarece, também no preâmbulo, o porquê da opção por este tema para a dissertação de doutoramento: “Abrir os olhos em Lorvão, ao afago carinhoso dos avós, com mil histórias no ouvido, a falar de um passado colectivo, real e presente, mas quase fantástico, é factor estimulante, a despertar a curiosidade perante o mundo envolvente. Crescer em Lorvão, na vivência de tradições multisseculares, perante o deslumbramento de uma igreja colossal, onde havia santos enormes e outros tão pequeninos que mais se afiguravam brinquedos, panos bordados a ouro, grandes quadros com personagens misteriosas que pareciam vivas; entrar à socapa nos cantos esconsos, salas vazias e esventradas e espreitar o pátio por entre as janelas gradeadas do palácio criado pela fantasia; olhar com respeitoso temor a cara magoada do Senhor dos Passos e outros Senhores sofredores de uma Paixão e Morte, todos os anos renovada, ou as carantonhas macias e luzidias do cadeiral; brincar por entre ruínas e escombros possuídos pelas silvas, onde um ou outro azulejo teimava pertinazmente em se manter agarrado como inseparável amigo – são motivos mais do que suficientes para excitar a sensibilidade e espicaçar a vontade de decifrar todos os enigmas acumulados por séculos de história.”

Os estudos de Nelson C. Borges revestem um lugar importante no conjunto da bibliografia científica sobre o Mosteiro de Lorvão, o mais importante mosteiro feminino de Portugal.

NOTA SOBRE O AUTOR

Nelson Correia Borges
Foto obtida em Grupo Folclórico de Coimbra

Nelson Correia Borges foi Docente do Instituto de História da Arte a partir de 1978, tendo o seu doutoramento ocorrido em 1993, cuja dissertação veio a ser editada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2002. Antes, em 2001, alcançara a sua agregação. Professor de História da Arte Moderna e Diretor do Instituto de História da Arte (1997-1999).

Principais monografias que publicou: Mosteiro de Lorvão, 1977; João de Ruão, escultor da Renascença Coimbrã, 1980; A Capela do Tesoureiro da antiga Igreja de São Domingos, 1980; A Arte nas Festas do Casamento de D. Pedro II. 1987; Do Barroco ao Rococó, volume 9 da obra História da Arte em Portugal, 1987; Coimbra e Região, Lisboa, 1987; Doçaria Conventual de Lorvão, 2013.

Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes (Lisboa); da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, Secção de Belas-Artes (Lisboa); membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Coimbra; um dos fundadores da AFERM-Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego; membro do Conselho Técnico Regional da Federação do Folclore Português.

Foi fundador de três associações de defesa do património: Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão (1983), de que foi Presidente, e o Grupo Folclórico de Coimbra.

Viu ser reconhecida a sua autoridade nas seguintes aéreas: Arte das Ordens Religiosas em Portugal; Rococó em Portugal; Arquitetura e talha em Coimbra e região centro (Barroco e Rococó); Cultura e arte populares / Folclore.

Nelson Correia Borges tem dois amores: o primeiro amor foi o que lhe veio do berço: Lorvão, as suas gentes e o seu Mosteiro. Mosteiro do Lorvão de que tem sido um incansável defensor. O segundo amor foi pela Cidade onde cresceu, se fez Homem e um respeitado historiador. Amor por Coimbra no seu todo: na sua arte, nos seus monumentos, na sua cultura, na sua história mas também e, essencialmente, no seu Povo.

Coimbra que lhe deve (…) a realização de tarefas, para além das atrás referidas e entre tantas outras, das quais importa destacar:
– A partir de 1978 e até à sua desativação, integrou a Comissão de Análise dos Grupos Folclóricos, como elemento especializado na área do traje popular onde realizou um notável trabalho de formação dos responsáveis pelos grupos folclóricos que permitiu a colocação do folclore coimbrão no patamar de exigência onde já esteve e ao qual importa regressar;
– Apoiou cientificamente a exposição “Aspetos do Trajo Popular Feminino em Coimbra”;
– Realizou inúmeras visitas guiadas a monumentos da Cidade de que a recente visita à Igreja do Salvador é só o último exemplo;

Da dimensão e a qualidade do trabalho na investigação e recolha que pacientemente vem realizando ao longo dos anos nos campos da etnografia e do folclore coimbrãos há ainda que acrescentar:
– A redescoberta e a divulgação da doçaria conventual coimbrã, que tem tido como momento alto, a reposição anual da tradicional “Feira dos Lázaros”;
– A recuperação de inúmeras de músicas tradicionais cantadas e dançadas em Coimbra nos finais do século XIX e inícios do século XX que permitiu a reposição, com rigor histórico das tradicionais “fogueiras” de Coimbra e das “serenatas futricas”, bem como dos cantares coimbrãos, nos ciclos do Natal e da Páscoa.

Fonte: Intervenção de A.F. Rodrigues Costa, na homenagem a Nelson Correia Borges, aquando das comemorações do 30.º aniversário do Grupo Folclórico de Coimbra.
VER:https://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/coimbra-e-as-suas-personalidades-nelson-47860


FICHA BIBLIOGRÁFICA / BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

TÍTULO: ARTE MONÁSTICA EM LORVÃO: SOMBRAS E REALIDADE
AUTOR(ES): Borges, Nelson Correia, 1942-
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2002
DESCRIÇÃO FÍSICA: 2 v. : il. ; 23 cm
COLEÇÃO: Textos universitários de ciências sociais e humanas
TESE: Orig. tese dout. História da Arte, Univ. de Coimbra
BIBLIOGRAFIA: Contém bibliografia
CONTÉM: 1º v.: Das origens a 1737. – 703, [2] p. . – 2º v.: Das origens a 1737. – 338, [1] p.
ISBN: 972-31-0885-2
DEP. LEGAL: PT — 166998/01
ASSUNTOS: Ordem de Cister. Mosteiro de Santa Maria (Lorvão) — História
Mosteiro de Lorvão (Concelho de Penacova, Portugal) — História
CDU: 271(469.322)(091); 726(469.322)(091)

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