Karatecas de combate (Kumite) e de forma (Kata) chegam de todo o país, incluindo Açores e Madeira, para um fim de semana intenso de competição no Pavilhão Municipal Aniceto Simões
Mais de uma centena de karatecas vão participar, em Penacova, no Campeonato Nacional de Karate Shukokai, no fim de semana de 20 e 21 de maio. A competição envolve provas de Kumite (combate) e Kata (forma), aberta a individuais e a equipas, de todos os escalões (de pré-infantis a veteranos), nas diferentes categorias de peso.
A organização é do Clube de Karaté de Penacova, com o apoio da Associação Portuguesa de Karate Shukokai e do Município de Penacova.
As equipas que deverão marcar presença são oriundas de todo o continente nacional, de Ermesinde (a norte) a Sagres (a sul), e ainda dos Açores e da Madeira, adianta Carlos Marques, que lidera a organização.
O campeonato reparte-se pelas provas individuais, no sábado, e por equipas, no domingo, sendo que em ambos os dias as competições Kata se realizam de manhã e as Kumite à tarde.
Carlos Marques, que é também sensei (treinador) do clube penacovense, fez questão, ontem, na apresentação do evento, de associar a organização ao território. Promover o concelho é, de resto, um dos objetivos, em parceria estreita com a autarquia.
“Penacova tem para oferecer o seu património, natural e construído, e também a sua gastronomia”, assinalou a vice – presidente da Câmara, Magda Rodrigues, que assumiu a “satisfação e o orgulho” que o município sente, ao acolher e apoiar este campeonato.
Neste contexto, estão agendadas várias iniciativas promocionais, que incluem uma visita guiada ao património natural, paisagístico e arquitetónico do concelho e um passeio nas barcas serranas do Rio Mondego, para os participantes. Para além disso, a noite de sábado vai contar com animação de um DJ.
Clube tem 28 atletas
A promoção do desporto, em geral, e do karate, em particular, é também objetivo da organização. De acordo com o treinador Carlos Marques, o Clube de Karate de Penacova conta atualmente com 28 atletas, de todas as idades. “Nem todos, naturalmente, participam na vertente competitiva”, admitiu.
Cabe referir que o apoio da Câmara de Penacova, na parte desportiva, inclui a montagem, no pavilhão das provas, de uma estrutura elevada para o tatami, o que permite condições de visualização privilegiadas.
Atividades paralelas para crianças
Além disso, o município vai promover atividades paralelas ao longo de todo o fim de semana das provas. Assim, a autarquia vai providenciar insufláveis gratuitos para as crianças. Haverá também pinturas faciais e outras iniciativas para “atrair a população local e forasteira”, referiu Magda Rodrigues.
No recinto da escola, onde se localiza o Pavilhão Municipal Aniceto Simões, vão também ser instaladas barraquinhas de venda de produtos endógenos, particularmente doçaria e artesanato.
Cabe referir que as inscrições estão abertas até 15 de maio, data em que será divulgado o programa oficial, que depende do número de inscritos por prova.
Para além da vice-presidente Câmara Municipal de Penacova e do presidente da comissão organizadora, a conferência de imprensa de apresentação do evento contou também com as presenças do diretor do Conselho Técnico da Associação Portuguesa Karate Shukokai, shihan Marcelo Azevedo, e do presidente do Clube Karate Penacova, Jaime Gomes.
O campeonato nacional, que vai decorrer em Penacova, a 20 e 21 de maio, é aberto a competidores de Karate Shukokai filiados na Associação Portuguesa de Karate Shukokai e Federação Nacional Karate Portugal. Envolve provas de Kumite (combate) e Kata (forma), em individual e equipas. A Formação inclui os escalões de pré–infantis, infantis, iniciados, juvenis e cadetes. A especialização tem os escalões de juniores, seniores e veteranos, divididos pelas diferentes categorias de peso.
Clube de Karate de Penacova
Remonta a 1994 o início da prática de Karate Shukokai em Penacova. No entanto, só em 2003 foi formalizada a criação do clube, com nomeação do novo treinador, Carlos Marques. Desde então, o clube promoveu o Estágio Internacional da APKS, em 2004 e 2008, e organizou o Campeonato Nacional de Individuais da APKS, em 2009 e 2012. Três anos depois, em 2015, foi a vez do Open Karate Penacova (prova inter-estilos). Para esta época 2022/2023, o desafio é este campeonato nacional.
Paulo Marques – Diário As Beiras