A cidade de Vale de Cambra será o palco de uma das mais emblemáticas provas desportivas do Desporto Escolar – Corta-mato Nacional Escolar, no qual estão inscritos 940 alunos e 364 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ainda das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Estes alunos apuraram-se ao longo das competições realizadas nas fases de Escola, Locais e Regionais, num universo total de aproximadamente 170.000 alunos participantes.
O Corta-mato Nacional Escolar, decorre nos próximos dias 10 e 11 de março, sexta-feira e sábado, sendo uma organização conjunta entre a Direção-Geral da Educação (através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (com o envolvimento direto da Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte), contando ainda com o importante apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
Do programa desta edição do Corta-mato, destaca-se que no dia 10 de março, para além da receção das comitivas de alunos e professores, que vão encher as ruas de Vale de Cambra, teremos a Cerimónia de Abertura, que se realizará pelas 21h00, no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra, na qual estará presente toda a comunidade escolar envolvida nesta final, bem como, inúmeras personalidades representativas do sector da Educação, do Desporto e do Município.
No dia 11 de março, a partir das 9h00, teremos a competição propriamente dita, com os atletas que irão competir no Parque da Cidade de Vale de Cambra, esperando-se, assim uma manhã muito animada e com muita competitividade e fair play. De salientar que muitos dos atletas que hoje competem ao mais elevado nível, descobriram o atletismo no Desporto Escolar, pelo que a expetativa colocada nesta prova desportiva é sempre muito elevada.
O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, estando definido no Decreto-Lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro, na sua atual redação, como o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo, desenvolvendo as suas atividade nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nas escolas do ensino secundário.