Publicidade

David Gonçalves de Almeida

“Maurício Vieira de Brito (1919-1975) – Um percurso da sombra até à luz – Empresário e Benemérito, Presidente do Benfica” é o título completo da obra que foi apresentada  no dia 19 de Novembro de 2022, na Casa do Povo de S. Pedro de Alva, tendo como autor João Bernardo Galvão-Telles.

Publicidade

Engenheiro agrónomo, dirigente desportivo e benemérito, Maurício Vieira de Brito, filho de Mário da Cunha Brito e de Zenóbia Ramos Vieira de Brito nasceu em Novo Redondo, Angola, a 6 de Março de 1919. Casou-se em 1944 com Rita Angélica de Rollão Preto Santos Marques Vieira de Brito, de cujo casamento nasceram 3 filhos. Faleceu em Lisboa a 8 de Agosto de 1975.

Desde a morte de seu pai (1953) e até ao final da sua vida, Maurício Vieira de Brito dirigiu o “império empresarial” criado por aquele em Angola e Lisboa. Presidiu à Direcção do Sport Lisboa e Benfica (1957-1962). Durante a sua presidência o Clube alcançou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus. Também à sua acção se deveu  a iluminação do anterior estádio e a construção do “3º anel”.

Em homenagem à memória e ao desejo de seu pai, a 4 de Março de 1959 foi inaugurada a  “Fundação Mário da Cunha Brito” visando a protecção na infância, na adolescência, na velhice, na maternidade e na doença, beneficiando principalmente as populações necessitadas das freguesias de S. Pedro de Alva, Travanca do Mondego, Paradela da Cortiça, São Paio do Mondego e Oliveira do Mondego.

Além disso, Maurício Vieira de Brito contribuiu com avultado donativo para o arranque da rede de distribuição domiciliária de água ao Alto Concelho de Penacova. Foi também ele que mandou restaurar os altares da Igreja Matriz de São Pedro d’Alva, onde fora baptizado, assim como a Capela de Santo António. O seu nome faz parte da toponímia de S. Pedro de Alva.

Esta obra “profusamente ilustrada”, capa dura, conta com imagens provenientes do Arquivo Familiar e do Arquivo do Sport Lisboa e Benfica, resulta de uma parceria entre a LMT Consultores em História e Património, a Fundação Mário da Cunha Brito e a Scribe Produções Culturais.

O livro, com 174 páginas, apresenta o seguinte índice geral:

Prefácio (Margarida Vieira de Brito Salter Cid, filha do biografado)
Nota de Abertura (João Bernardo Galvão-Telles)
Parte I – Das origens ao casamento
Parte II – Trabalhar com o pai
Parte III – A vida continua entre campos atribulados
Parte IV – O Presidente do Benfica e Benemérito
Parte V – A consagração do Benfica
Parte VI – Os anos derradeiros
Epílogo
Síntese cronológica da vida de Maurício Vieira de Brito
Notas
Bibliografia

NOTA SOBRE SOBRE O AUTOR

João Bernardo Galvão Teles, nasceu em Lisboa, em 1972. Licenciou-se em Direito e é sócio da LMT Consultores em História e Património, académico correspondente da Academia Portuguesa da História e sócio efectivo do Instituto Português de Heráldica. Foi subdiretor do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos da Universidade Lusíada de Lisboa e secretário-geral da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.

Trabalha como consultor e desenvolve atividade académica há mais de 25 anos, nas áreas da História Social, da Família e do Património, tendo publicado três dezenas de livros e artigos.

Publicidade

Artigo anterior“Ai Coração” foi a escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção (com vídeo)
Próximo artigoJosé Cunha sagrou-se Campeão Nacional de Juniores de Judo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui