Publicidade

A primavera chega esta segunda-feira à noite, às 21h24 de 20 de março de 2023 (menos uma hora nos Açores). Prolonga-se até às 14h58 de 21 de junho, quando começar o Verão.

A primavera começa hoje com previsões de céu geralmente pouco nublado e temperaturas a oscilar entre os 17 e os 24 graus Celsius em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Publicidade

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral oeste.

As previsões apontam ainda para uma pequena subida da temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo) e os 24 (em Évora e Beja).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde, e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e até final da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, em especial a partir da tarde.

Nos Açores, para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira) o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, chuva fraca ou chuvisco a partir da tarde, condições favoráveis à formação de neblinas e vento oeste bonançoso a moderado.

No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento oeste bonançoso a moderado, rodando para sudoeste para o fim do dia.

O equinócio de primavera começa às 21:24 horas (hora de Lisboa).

A Astronomia define como equinócio o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primavera.

Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio de primavera, no hemisfério norte. No hemisfério sul, o equinócio de primavera acontece em setembro.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa “igual” e nox, “noite”. O termo quer dizer literalmente “noites iguais”, isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

A chegada da primavera é celebrada, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. É também uma celebração do renascimento da natureza, historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

No dia 21 de junho, a primavera dá lugar ao verão.

Publicidade

Artigo anteriorOutras Obras sobre Penacova (9): Meio século ao serviço da economia nacional
Próximo artigoAldeia do Roxo recria o Centenário da “Revolta do Azeite”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui