Publicidade

Numa nota publicada no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembrou o “agravamento de situações estruturais de escassez de água” e a “importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água”.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou a “necessidade de aumentar a consciencialização sobre a crise global de água”, precisamente no dia em que se comemora o Dia Mundial da Água e que tem início a Conferência da Água das Nações Unidas.

Publicidade

Numa nota publicada no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembrou o “agravamento de situações estruturais de escassez de água” e a “importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água” – através de “ações concretas, tendo em vista a sua gestão e uso eficiente, reduzindo o desperdício e reforçando a sua circularidade e o recurso a origens alternativas”.

Perante tal cenário, Marcelo Rebelo de Sousa convocou ainda os “legisladores, o Executivo e o poder local”, mas também “todos os cidadãos, agentes económicos, comunidade científica, organizações da sociedade civil, e administração pública, a associarem-se ao compromisso de contribuírem para mais rapidamente” se alcançar, em Portugal, os “Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Na ótica do Presidente da República, esse “é um imperativo de todos, porque a água é um recurso vital, para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade, para produção de energia e todas as atividades económicas”.

O chefe de Estado disse ainda que, juntando-se a este “esforço coletivo”, a Presidência da República elaborou o seu próprio ‘Plano de Sustentabilidade e Eficiência Energética’ – “que identifica medidas de melhoria do desempenho no uso da água e da energia associada, com base no nexo água-energia, já em implementação”.

O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março, com o intuito de relembrar a importância da água e de uma utilização responsável deste recurso indispensável para a vida humana.

Publicidade

Artigo anteriorNa madrugada de domingo os relógios adiantam uma hora
Próximo artigoSuspensão da Carta de Perigosidade de Incêndio Rural prolongada até dezembro de 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui