Publicidade

O Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) e ao Dia dos Moinhos Abertos (9 de abril), são iniciativas organizadas pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia

O município de Penacova associa-se mais uma vez ao Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) e ao Dia dos Moinhos Abertos (9 de abril), iniciativas organizadas pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, através das quais se pretende sensibilizar os portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Publicidade

O Concelho de Penacova possui um dos maiores núcleos molinológicos do país, com destaque para o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, situado em pleno perímetro florestal da Serra do Buçaco, no Núcleo Molinológico Portela da Oliveira, freguesia de Sazes do Lorvão.

Pelas serras da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos (esta em particular devido ao Moinho do Sr. Lino), Paradela de Lorvão, podemos encontrar 19 moinhos de vento em atividade ou em condições de funcionar, bem como 18 azenhas instaladas nos cursos do Mondego e do Alva e nas muitas ribeiras que correm no concelho.

Ainda no passado mês de fevereiro, a única azenha ativa do rio Alva, no concelho de Penacova, foi alvo de uma intervenção de fundo com o objetivo de recuperar a tradicional moagem de grão, especialmente milho, em pedras de mó, movidas a água.

Se antigamente estes engenhos constituíram uma fonte de rendimentos e uma forma de subsistência, hoje são uma mais-valia patrimonial que surpreende quem nos visita.

Em Penacova ainda há quem os saiba construir, recuperar e restaurar. Paulo Rodrigues, hábil e engenhoso carpinteiro da Ferradosa, Penacova, cultiva com mestria, a arte de trabalhar a madeira, conseguindo construir autênticas obras de arte, seja no alto das serras ou no leito dos rios na construção das icónicas Barcas Serranas que, ao longo dos últimos anos, têm enriquecido as águas do Mondego, ao proporcionar belos passeios, tanto em Penacova, como em Coimbra.

As informações sobre quais os moinhos que podem ser visitados de 7 a 9 de abril e de 15 a 16 do mesmo mês, podem ser obtidas através do nº 239 470 306 ou pelo mail eventos@cm-penacova.pt

Publicidade

Artigo anteriorFutebol: Mocidade surpreende frente à Naval 1893 e aproxima-se do 15º lugar da tabela
Próximo artigoComeçam hoje as inscrições nas provas e exames para acesso ao ensino superior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui