Até 29 de maio qualquer interessado pode formular sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano.
Está a decorrer desde sexta-feira, dia 14 de abril, e até 29 de maio, o período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra (PPEC), destinado à formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da futura estação ferroviária de Coimbra, situada onde é hoje Coimbra-B, deverá estar concluído dentro de dois anos.
Nesse âmbito, a Câmara Municipal de Coimbra vai, ainda, promover vários momentos públicos, com destaque para a sessão pública de apresentação do PPEC, que vai contar com a presença do arquiteto Joan Busquets e de um representante das Infraestruturas de Portugal.
A sessão vai decorrer no próximo dia 24 de maio, pelas 14h30, no Pavilhão Centro de Portugal, e prevê, para além da apresentação detalhada da solução e do progresso do trabalho, um período de debate para discussão e registo de comentários e contributos.
O arquiteto Joan Busquets, autor do projeto que estabelece as bases para o Plano de Pormenor, propõe três edifícios que sirvam como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações. O plano prevê ainda uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes com a Mata Nacional do Choupal e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura estação, que tanto poderá ser feita por essa zona como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.
O período de participação preventiva decorre durante 30 dias, contados a partir do quinto dia útil à data de publicação do aviso em Diário de República (5 de abril), isto é, a partir de sexta-feira, dia 14 de abril. A participação pública deve ser formalizada por escrito, dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e enviada para o endereço postal, por correio eletrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou entregue nos postos de atendimento do município. A 24 de maio, pelas 14h30, vai decorrer, no Pavilhão Centro de Portugal, uma sessão pública de apresentação do PPEC, que vai contar com a presença do arquiteto Joan Busquets
O processo está disponível para consulta no website da Câmara Municipal de Coimbra (https://bit.ly/3KTxk9r e https://bit.ly/3UstCXK) e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projetos Estratégicos (Praça 8 de Maio, n.º 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.