David Gonçalves de Almeida
“Esta obra, depois de devidamente publicada e distribuída, pode funcionar como um verdadeiro roteiro turístico e promocional de Penacova.” Humberto Oliveira, presidente da Câmara (2012)
Em 2012 o Município de Penacova deu à estampa mais uma obra que veio enriquecer o panorama bibliográfico sobre a história e cultura do concelho. Esgotada a 1ª edição, em 2017 o livro foi reimpresso em 2017 e em 2020 considerou-se pertinente o lançamento de uma 3ª edição.
O livro “Patrimónios de Penacova: apontamentos para a sua valorização e divulgação” tem como autores Joaquim Leitão Couto e David Almeida. Relendo a nota de apresentação à 1ª edição, assinada pelo Presidente da Câmara, verificamos que já aí se perspectivava o significativo acolhimento deste trabalho junto dos potenciais leitores. Na opinião do Dr. Humberto Oliveira “esta obra, depois de devidamente publicada e divulgada” poderia “funcionar como um verdadeiro roteiro turístico e promocional de Penacova”. Certamente por isso, o Município decidiu avançar com mais duas edições.
Na 3ª edição vamos encontrar algumas alterações. A primeira situa-se ao nível do grafismo e foram também efectuados pequenos ajustes no texto e nas gravuras. A capa surge agora com a reprodução de uma interessante panorâmica geral de Penacova (foto de Óscar Trindade, que já havia integrado o “miolo” da 1ª edição). Em relação ao conteúdo, completaram-se alguns dados de carácter informativo e acrescentaram-se outros. Foi o caso do Rancho Folclórico de S. Pedro de Alva e a referência ao jornal digital “Penacova Actual”. No capítulo da pintura inclui-se nesta última edição uma alusão à homenagem a Martins da Costa, com a atribuição do seu nome a uma rua da vila. Destacam-se ainda as raízes penacovenses do grande pintor luso-brasileiro Waldemar da Costa (filho de Evaristo Lopes Guimarães) e actualizaram-se as referências às obras do artista plástico José Fonte.
O livro, que é prefaciado por este professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Nelson Correia Borges, inclui um texto de apresentação assinado pelo Presidente da Câmara, Dr. Humberto Oliveira, apresenta os seguintes capítulos:
1. Penacova e o Buçaco
2. Estrada Verde
3. Penedo do Castro e Outros Miradouros
4. Pintura de Penacova e Pintura em Penacova
5. Penacova e Vitorino Nemésio
6. Casa do Monte em Lorvão: exposições
permanentes do Artesanato, dos Palitos
e do Sarreiro – propostas
7. Saúde e Segurança Social
8. Bandas Filarmónicas e Ranchos Folclóricos
9. Imprensa, Rádio e Multimédia
10. Antigo e Actual
Documentado com mais de uma centena de fotografias, o livro constitui um retrato sintético de muitos aspectos diferenciadores e caracterizadores do nosso concelho. “Mais um farol de orientação turística enriquece o concelho de Penacova”- escreveu a “Comarca de Arganil” ao intitular a notícia da sessão de apresentação em 2012 no Auditório do Centro Cultural de Penacova.
De acordo com o Professor Nelson Correia Borges, o livro “oferece à nossa contemplação um conjunto valioso de bens culturais do concelho de Penacova e vai muito para além do seu registo e pormenorizada descrição, fornecendo sugestões para a sua preservação e valorização.”
Veja as fotos da apresentação do livro AQUI
NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE OS AUTORES
JOAQUIM LEITÃO COUTO, nascido em Viseu, a 15 de Setembro de 1940. Educado à beirada Sé Catedral e do Museu Grão Vasco, cedo foi sensibilizado para o património natural e construído, que a Capital da Beira Alta possui em abundância.
A Mãe e a Tia Aurora, Professoras e a Tia Laura, bem como o Liceu de Viseu, depois as Universidades de Lisboa e Coimbra e as funções autárquicas, haviam de fazercrescer esse amor pelo património cultural.
Após ter sido Assistente da Faculdade de Medicina, Chefe de Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e, sobretudo ao ser Autarca e depois de o ter sido, em Viseu (Assembleia Municipal) e Penacova (Vereador, Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal), traduziu esse amor, como autor, co-autor e coordenador de uma colectânea de trabalhos sobre o Património do Concelho de Penacova e na instalação quer do Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na Serra da Portela da Oliveira (Buçaco) quer do Museu dos Fornos de Cal e dos Carpinteiros (Casal de Santo Amaro-Penacova) e ainda do Museu da Tanoaria (Miranda do Corvo).
Ao longo de anos, garantiu a recolha, o restauro e a conservação de centenas e centenas de peças referentes aos Moleiros, aos Cabouqueiros, aos Carpinteiros, aos Tanoeiros e aos Pescadores do Mondego (Exposição na Casa da Freira, em Penacova). Visitou os Tanoeiros em 30 concelhos de Portugal e, na sequência das pesquisas que efectuou à volta da Tanoaria e do Vinho, publicou em 2007 “Os Mosteiros e o Vinho”. Em 2010 publicou ainda “Vila Nova do Couto de Baixo e a Quinta do Pinheirinho”, obra que relata memórias pessoais, da família e dos amigos. Em 2012 e 2021, respectivamente, em co-autoria com David Almeida, publicou “Patrimónios de Penacova” e “De Coimbra a Lorvão pela Estrada Verde”.
DAVID GONÇALVES DE ALMEIDA nasceu em Travanca do Mondego no ano de 1956, filho de David Ferreira de Almeida e de Maria Puresa dos Santos Gonçalves. Nesta freguesia do concelho de Penacova frequentou o Ensino Primário (1963/66). De 1970/76, depois de um interregno nos estudos por dificuldades económicas, passou a frequentar o Colégio Diocesano de Santo António, em Portalegre, graças a uma Bolsa de Estudo da Fundação Mário da Cunha Brito, onde concluiu o Ensino Secundário. Fez o Curso do Magistério Primário em Coimbra (1977/80), cidade onde também frequentou as Faculdades de Direito (1980-82). Estudou também na Faculdade de Letras (1991-95) licenciando-se em Filosofia. Em 2017 fez o curso de Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares.
Professor desde 1980, exerceu, além da leccionação no 1º Ciclo, funções de coordenação na Área da Educação de Adultos, sendo actualmente Professor Bibliotecário.
A nível de intervenção social e política, foi Secretário da Assembleia de Freguesia de Travanca do Mondego a seguir ao 25 de Abril e Presidente da Junta da mesma freguesia de 1987 a 1990. Foi Deputado Municipal durante o mandato 2009/13.
Durante muitos anos fez parte da Direcção do Centro de Bem-Estar Social/Jardim de Infância de Travanca do Mondego.
Colaborador da imprensa local desde muito jovem, escreveu nos jornais “Notícias de Penacova”, “Nova Esperança”e “Frontal”, colaborando também com “A Comarca de Arganil” e com o jornal digital “Penacova Actual”.
Em 2011 publicou “Penacova e a República na Imprensa Local”, obra editada pelo Município de Penacova, com prefácio do Prof. Doutor Luís Reis Torgal. Em 2012 e 2021, respectivamente, em co-autoria com Joaquim Leitão Couto, publicou “Patrimónios de Penacova” e “De Coimbra a Lorvão pela Estrada Verde”. Ainda, em 2021, publicou “Quem foi quem na toponímia de Penacova”. Em 2022 participou, com o enquadramento histórico e social, no livro de poesia “Penacova (In)temporal” da autoria de Luís Pais Amante.
Administra, desde 2007, o blogue “Penacova Online” versando temas relacionados com História Local e Património – Cultural e Natural – do concelho de Penacova.
FICHA BIBLIOGRÁFICA DA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL:
Patrimónios de Penacova: apontamentos para a sua valorização e divulgação / Joaquim Leitão Couto, David Almeida ; pref. Nelson Correia Borges. – 3ª ed. – Penacova : Câmara Municipal de Penacova, D.L. 2020. – 118 p. : il. ; 22 cm. – ISBN 978-972-99628-2-0 Link persistente: http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/2059879