Publicidade

O novo centro escolar da freguesia de Figueira de Lorvão recebeu, hoje, simbolicamente, a apresentação da Universidade Sénior de Penacova. A funcionar desde segunda-feira, o equipamento que acolhe as crianças do primeiro ciclo da freguesia, será também um espaço onde vão conviver várias gerações.

A Universidade Sénior de Penacova vai começar por funcionar no Centro Escolar de Figueira do Lorvão, mas pretende chegar a todas as freguesias do concelho, num projeto que pretende ser desenhado em função das vontades e necessidades da população de cada localidade, disse à agência Lusa o vereador do município Carlos Sousa.

Publicidade

Esta será a primeira universidade sénior do concelho, que surge a partir da necessidade que o município sentiu de dinamizar “atividades que enriquecessem as pessoas e que lhes tomassem algum tempo”.

Dentro do projeto promovido pelo município, haverá várias iniciativas a serem desenvolvidas, desde programas de alfabetização a oficinas em torno da música ou da literacia digital, passeios “mais didáticos” em grupos pequenos ou ainda um contacto dos idosos com a realidade virtual, apontou o responsável.

A Universidade Sénior vai funcionar numa sala do Centro Escolar de Figueira do Lorvão, que abriu na segunda-feira, e que conta também com uma biblioteca aberta a toda a comunidade.

“Nesse espaço, vamos lançar a primeira turma. Depois, pretendemos levar o projeto a todas as freguesias do município, identificando espaços e apresentando o projeto”, explicou Carlos Sousa.

Segundo o autarca, a Câmara de Penacova, “não pretende impor nenhuma oficina aos seniores que queiram frequentar a universidade”.

“As oficinas abrem de acordo com a vontade e aptidões que os mais velhos tenham. É um projeto construído em conjunto”, frisou.

A Universidade Sénior de Penacova foi apresentada esta terça-feira, no Centro Escolar de Figueira do Lorvão.

No âmbito desta iniciativa, será também dinamizado o projeto “Letras Prá Vida”, criado pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), em parceria com a Câmara de Penacova, e que tem como objetivo a promoção da leitura e da escrita.

Publicidade

Artigo anteriorLivro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental identifica 27 espécies como ameaçadas de extinção
Próximo artigo56.ª edição do Rally de Portugal regressa à estrada de 11 e 14 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui