O objetivo foi treinar a capacidade de intervenção conjunta e a capacidade de resposta dos operacionais de ambas as corporações de bombeiros em contexto real.
Com o objetivo de treinar a estrutura operacional dos Corpos de Bombeiros de Penacova e de Mortágua, em contexto real, a capacidade de intervenção conjunta e a capacidade de resposta a um incidente com estas caraterísticas e com esta especificidade, as corporações bombeiros de ambas as localidades encenaram na passada quarta-feira um simulacro de incêndio, seguido de explosão na subestação no interior da Barragem da Aguieira, e um derrame de óleo para o rio Mondego. Como se não bastasse, foi necessário resgatar uma vítima que sofreu um trauma ao tentar controlar as chamas, de uma cota inferior, com um desnível de 13 metros em altura, no meio de uma imensa estrutura de betão.
Trinta e três operacionais, apoiados por 12 veículos e duas embarcações, foram os meios que estiveram envolvidos num exercício que permitiu a atuação conjunta e em simultâneo de equipas de salvamento em grande ângulo, de intervenção em meio aquático, de emergência pré-hospitalar e de extinção de incêndio, num conceito que não pretendeu apenas testar a componente técnica da intervenção, mas também, a capacidade de organização de gestão de uma operação desta natureza.
Um balanço positivo, num cenário complexo que permitiu o treino conjunto de equipas dos dois corpos de Bombeiros em contexto real, e avaliar, não só a capacidade de intervenção conjunta, mas também a capacidade de resposta a um incidente com estas caraterísticas e com esta especificidade.
Fonte: Bombeiros Voluntários de Penacova