Publicidade

David Gonçalves de Almeida

“Os Sãopedralvenses da Diáspora”, de Alfredo Fonseca, conta histórias de vida de tantos e tantos que um dia deixaram a freguesia de S. Pedro de Alva procurando em África, no Brasil, em França, em Lisboa, e noutras partes do mundo e do país, melhores condições de vida e de trabalho para si e para os seus. São cerca de 400 nomes evocados neste livro, onde, um a um e com maior ou menor extensão, são referidas as principais notas biográficas de cada um deles. Um trabalho notável de recolha, selecção e redacção por parte do autor.

Publicidade

A sessão de lançamento teve lugar no dia 5 de Agosto de 2012, na Casa do Povo de S. Pedro de Alva. A apresentação da obra coube a Joaquim Leitão Couto – que também assinou o prefácio –  e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Ernesto Coelho, da Vereadora da Cultura, Fernanda Veiga e do Presidente da Junta de Freguesia, Luís Adelino.

Refere o autor, no texto inicial que intitulou de “Introito” que “os Sãopedralvenses, aperrados pelo isolamento provocado pela natureza, que os cercou com caudalosos rios a sul, poente e norte, escarpadas serras e profundas ribeiras a nascente, sendo a então Barca Serrana o único meio de transporte por via fluvial a partir do Porto da Raiva para comunicar com a sede do concelho, bem assim com a do distrito e resto do mundo, à semelhança de muitos portugueses, bem cedo se revelaram com instintos aventureiros, virados para a emigração, procurando noutros países do mundo, aquilo que no seu lhe era negado, (melhores condições de vida para si e para os seus) mas levando consigo um acrisolado amor pátrio e familiar, pedindo constantemente protecção Divina a Nossa Senhora ou Santo de sua devoção, para si e para de quem se apartava, especialmente que nunca lhe faltasse a saúde, para um dia poder voltar rico. Por cá ficavam os pais, esposas, filhos, filhas e namoradas, a chorar e a pedirem a nossa Senhora que os acompanhasse.”

Nem todos emigraram para terras distantes, pelo que, como salienta o Autor, “outros, com ambições mais moderadas, ficaram-se pela emigração interna, tendo sido Lisboa, Porto e Coimbra as terras de acolhimento, saindo desta isolada Casconha.”

Ainda neste texto introdutório, Alfredo Fonseca, entende que “todos nos devemos curvar, num gesto solene de agradecimento, admiração e respeito, para com todos esses Sãopedralvenses da diáspora, que um dia se decidiram a abalar do seu torrão natal e do aconchego saudável do seu lar para enfrentarem uma viagem penosa e perigosa, rumo a um mundo desconhecido, à procura de melhores condições de vida, transferindo depois avultadas quantias de dinheiro para os seus familiares, que de uma forma geral, também veio enriquecer o seu torrão natal.”

NOTA SOBRE O AUTOR

Alfredo dos Santos Fonseca nasceu na freguesia de S. Paio do Mondego (à época, S. Paio de Farinha Podre) no dia 30 de Maio de 1944. Frequentou o Ensino Primário nas Escolas das Ermidas e da Atouguia. Feita a 4ª classe e o Exame de Admissão ao Liceu, não teve, como tantos jovens desse tempo,  possibilidade de prosseguir estudos. Aprendeu a arte de alfaiataria, mas  no dia 27 de Abril de 1966 partiu para a Guerra do Ultramar. Regressou no dia de Santo António de 1968, casou em S. Pedro de Alva e aí tem vivido até ao presente. Foi agente da “Singer”, correspondente de diversos Bancos, representante da Esso Gás e igualmente de cinco Companhias de Seguros.

Aos 27 anos passou a exercer o cargo de Secretário da Junta de Freguesia. Estávamos em 1972. Daí, até 2001, cumpriu 3 mandatos como Secretário, 3 como Presidente e 1 como Presidente da Assembleia de Freguesia. Depois de deixar a vida autárquica assumiu a Direcção da Casa do Povo. A par de toda esta actividade conseguiu conciliar a sua vida de comerciante na área do mobiliário e electrodomésticos, revelando o seu grande espírito empreendedor. 

Agora aposentado, dedica-se à família, aos amigos e à escrita, onde desde sempre se revelou como grande comunicador, crítico e interventivo, quer nos seus livros, quer,  na imprensa local e regional.

FICHA BIBLIOGRÁFICA / BNP

Os sãopedralvenses da diáspora / Alfredo Santos Fonseca ; pref. Joaquim Leitão Couto. – [S.l.] : Alfredo Santos Fonseca, 2012. – 207, [2] p. : il. ; 23 cm

Link: http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/2006425

Publicidade

Artigo anteriorOpinião: Há pressa no ar
Próximo artigoAD ELO lança “Comunidade VirtuALL”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui