Publicidade

A cidade de Coimbra vai acolher a cerimónia de partida da 56ª edição do Rali de Portugal, que arranca na próxima quinta-feira e estará na estrada até dia 14 de maio, assinalou a Câmara Municipal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal de Coimbra informou que a mítica prova do Campeonato do Mundo de Rali (WRC) tem início na próxima quinta-feira, com a Alta de Coimbra a acolher a cerimónia oficial de partida do evento.

Publicidade

Para as 18h00 está agendada uma sessão de autógrafos com as estrelas do WRC, sendo que a partida oficial do Rali terá lugar às 20h30, na emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

Na manhã do dia 12, é também de Coimbra que os concorrentes partem para “as duplas passagens pelas classificativas da Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), e a passagem por Mortágua (18,15 km), antes da estreia da super-especial da Figueira da Foz.”

Segundo a autarquia de Coimbra, no ano passado, a estreia da Super Especial de Coimbra no Rali de Portugal ficou marcada “pela presença de 22 mil espetadores a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos melhores pilotos e mais competitivos carros da modalidade”.

Programa de Coimbra:
11 de maio (quinta-feira) | Cerimónia de partida | Porta Férrea da UC
18h00 às 19h30 | Chegada dos pilotos (FIA P1 e P2)
19h00 às 20h00 | Sessão de Autógrafos
20h00 | Foto de família com os pilotos
20h27 | Hino nacional
20h30 | Partida oficial do Rally
12 de maio (sexta-feira) | Partida | Praça D. Dinis
08h15 – Início da partida

O Rali de Portugal, que estará na estrada entre os dias 11 e 14 de maio, vai percorrer 329,06 quilómetros cronometrados, por entre um total de 1636,25 quilómetros no Centro e Norte do país, ao longo de 19 classificativas.

Esta edição da prova é organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), contando com a maior lista de inscritos do WRC: cerca de 90 equipas.

Depois da passagem pela região de Coimbra, os concorrentes rumam, no dia 13 de maio, ao Norte e aos troços de Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,91 km), que também recebem duplas passagens, antes da popular superespecial de Lousada, na pista da Costilha.

No dia 14 de maio, há ainda o troço de Paredes, que antecede a primeira passagem pela especial de Fafe (11,18 km) e a classificativa de Cabeceiras de Basto (22,23 km).

A derradeira especial, em regime de Power Stage (com atribuição de pontos extra), volta a acontecer em Fafe. Como já é hábito, a chegada dos concorrentes acontece na cénica marginal de Matosinhos, a poucos quilómetros do centro operacional do rali, na Exponor.

Esta prova do ACP pontua para o WRC, sendo “um dos ralis mais emblemáticos do panorama internacional”.

Publicidade

Artigo anteriorEstudantes que trabalham não perdem as bolsas de estudo ou apoios sociais
Próximo artigoDia da Língua Portuguesa assinalado por todo o Mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui