Publicidade

Numa “luta renhida”, 14 votos fizeram a diferença e deram a vitória ao projeto apresentado pela lista B, que concorreu com o lema “Ser Pontes”.

Escuteiro desde os 12 anos, Nuno Castela Canilho entendeu que era a altura de dar mais de si ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) e as “cartas estão lançadas”. Domingo levou a melhor sobre a lista encabeçada por Paulo Renato e, apesar de «renhido», o sufrágio eleitoral não deixou dúvidas. É o novo chefe regional dos escuteiros de Coimbra. Um desafio para cumprir até 2026.

Publicidade

Foram 14 votos de diferença, «o que significa que o outro projeto também era interessante», afirma o dirigente da Mealhada, satisfeito com a forma como decorreram as eleições e com o resultado. A grande dimensão do território, que envolve toda a Diocese de Coimbra, ditou que um número significativo de eleitores votasse por correspondência, mas a adesão foi francamente boa. «90% dos agrupamentos da região votaram», numa participação que está longe da verificada há 10 anos, a última vez em que, à semelhança do que agora aconteceu, foram duas as listas a disputar a liderança regional. «Votaram metade dos eleitores possíveis» o que representou um total de 404 votos, refere.

Entusiasmado, Nuno Castelo Canilho, dirigente do CNE há 19 anos, entende que esta é uma que esta é uma «oportunidade» para ajudar e para dar novo fôlego a uma estrutura que o marca de forma estrutural, como pessoa e como cidadão. «A minha vida assenta nas bases do escutismo, muito do que sou deve-se ao escutismo», refere lembrando a sua ligação aos Bombeiros, à Misericórdia e, inclusivamente, a sua prestação como vereador. Depois de deixar a Câmara da Mealhada constatou que a «falta de motivação» de qual alguns se queixavam, particularmente pós-pandemia, era efetivamente «uma coisa sistémica», razão que o levou a liderar a equipa que, em janeiro, decidiu avançar com uma candidatura à Junta Regional.

“Ser Ponte” foi o lema escolhido pela equipa, que integra Diana Santos, Ana Pinto, Cláudia Costa, Gonçalo Moura Costa e Marta Paes. Um projecto que “assenta numa filosofia de vida, e nos «valores do escutismo», combinando três pilares fundamentais: «Construir pontes entre as pessoas», ou seja, entre os núcleos e os agrupamentos de toda a região e com a comunidade, agindo com «uma liderança servidora», balizada por uma «ética do cuidado», de preocupação com os outros. «Foi essa a filosofia que nos guiou e que foi escolhida», conclui.

Proximidade aos agrupamentos e à comunidade constitui uma parte essencial do trabalho a fazer.

Nuno Castelo Canilho assume que tem pela frente um «grande desafio», que tem como «primeira missão», «fundamentalmente» em seu entender, a necessidade de «Começar a lidar com os agrupamentos».

São, recorda, 56, repartidos por 20 concelhos e é essencial «tomar o pulso aos agrupamentos», «perceber como estão», para depois fazer o necessário planeamento do trabalho a desenvolver. Lembra que o novo ano escutista começa em setembro e quer que, nessa altura, a equipa esteja «muito bem preparada» para dar esse novo impulso e motivação ao escutismo na região.

A «aproximação à comunidade» é outra das traves-mestras. «O escutismo é a maior associação jovem e, às vezes, parece que andamos escondidos» assume, defendendo uma «abertura» à comunidade e uma relação de transparência» que, acredita, vai reforçar a «confiança».

Centenário do CNE também em Coimbra

«Há compromissos», assumidos pela direção anterior e que vão transitar para a equipa de Nuno Castela Canilho. Particulamente relevantes são, sublinha o novo chefe regional, as comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas, que se assinala a ’27 de maio.

As comemorações nacionais decorrem em Braga, a «cidade fundadora». Todavia, «há interesse em realizar uma grande atividade em Coimbra, em 2023», refere.

Manuela Ventura: Diário de Coimbra

Publicidade

Artigo anteriorO município de Penacova tem novo coordenador municipal de proteção civil
Próximo artigoPolícias em início de carreira já podem contar com alojamento em Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui