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Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra deliberaram ontem, por unanimidade, apoiar a localização do novo aeroporto em Santarém.

Rafael Marchante/Reuters

A localização do novo aeroporto neste local foi uma das áreas escolhidas, no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo resolução do Conselho de Ministros.

Os autarcas da Região de Coimbra referem que se trata de uma localização “estratégica” que servirá o país e a região Centro, promovendo o “desenvolvimento e potenciando o aumento do turismo, a oferta de emprego, expansão de negócios, entre outros”, sublinha a CIM numa nota de impressa enviada à agência Lusa.

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Caso o aeroporto venha a ser construído em Santarém, os autarcas afirmam que o investimento será na sua maioria privado, não necessitando de investimento público.

“Trata-se de uma localização diferenciada, mais próxima da Região de Coimbra e que apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país”, disse, citado na mesma nota, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.

“Além disso, terá uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica da Região”, acrescenta.

A CIM recorda que a necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal, devido à impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem, ao longo do tempo, “motivado as mais diversas discussões”.

Aeroporto em Santarém com capacidade para chegar aos 100 milhões de passageiros por ano

O projeto Magellan 500 foi apresentado pela primeira vez em público em 29 de novembro de 2022, no colóquio “Novo aeroporto: tempo de decidir”, promovido pelo Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa.

Na altura, o gestor Carlos Brazão, referiu que o projeto prevê “dentro de aproximadamente 15 anos – e provavelmente até mais cedo – 50 milhões de passageiros e dentro de 40 anos 100 milhões de passageiros”.

A ideia é fazer uma construção faseada, começando com uma pista e capacidade de até 10 milhões de passageiros por ano, até chegar à última fase, que prevê a existência de três pistas e uma capacidade “pode ir além dos 100 milhões de passageiros por ano, sempre com expansão incremental do mesmo plano diretor inicial”, explicou o gestor.

De acordo com o gestor, os tempos de acesso ao aeroporto, exemplificando com 29 minutos em Alfa Pendular entre Santarém e Lisboa, “são suportados por uma localização de excelência”, com a existência da linha ferroviária do norte e a autoestrada A1.

Assim, defendeu, um aeroporto em Santarém permite colocar “mais de quatro milhões de pessoas a pouco mais de uma hora”, “desde o primeiro dia e sem custos públicos adicionais”.

O responsável destacou ainda, em termos ambientais, a “seleção criteriosa da localização e do layout das pistas em função das áreas protegidas remotas”, bem como a minimização do ruído sobre a população, “já com a futura aviação sustentável em mente, incluindo elétrica e hidrogénio”.

O projeto Magellan 500 é de iniciativa privada, promovido fora da atual concessão da ANA Aeroportos.

Na mesma ocasião, o gestor Carlos Nunes Lopes defendeu a localização Montijo, o ex-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Matias Ramos, defendeu Alcochete, o ex-presidente da NAER — Novo Aeroporto, Rui Sérgio, manifestou-se favorável à construção de um aeroporto na Ota, e o professor universitário António Carmona Rodrigues apoiou uma solução aeroportuária em Alverca.

A Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda.

Em causa, está a solução em que o Aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o Aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

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