O Programa de Rastreio de Cancro da Mama (desenvolvido em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários), utiliza sobretudo Unidades Móveis que se deslocam de 2 em 2 anos a cada concelho e Unidades Fixas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com a colaboração do ACES Baixo Mondego e Câmara Municipal de Penacova, encontra-se a promover a 13ª volta do Programa de Rastreio de Cancro da Mama às utentes do Centro de Saúde de Penacova, com idade entre os 50 e os 69 anos, até meados de julho de 2023.
O exame é simples e gratuito e a Unidade de Mamografia está estacionada junto do Centro de Saúde de Penacova.
É assim que a nível nacional (e até 2020) foram já realizadas mais de 4,3 milhões mamografias de Rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 20.000 mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo, mais eficaz e, mesmo em muitos casos, a cura total. Mas este trabalho terá que continuar – com mais empenhamento da população, com maior participação das mulheres, com ainda maior esforço dos profissionais envolvidos e com maior disponibilidade financeira para adquirir mais e melhores meios de diagnóstico.