Publicidade

O Programa de Rastreio de Cancro da Mama (desenvolvido em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários), utiliza sobretudo Unidades Móveis que se deslocam de 2 em 2 anos a cada concelho e Unidades Fixas.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com a colaboração do ACES Baixo Mondego e Câmara Municipal de Penacova, encontra-se a promover a 13ª volta do Programa de Rastreio de Cancro da Mama às utentes do Centro de Saúde de Penacova, com idade entre os 50 e os 69 anos, até meados de julho de 2023.

Publicidade

O exame é simples e gratuito e a Unidade de Mamografia está estacionada junto do Centro de Saúde de Penacova.

Esse exame radiológico é estudado por 2 médicos radiologistas que, em caso de dúvida, chamam a mulher a uma consulta clínica de aferição. Se subsistirem dúvidas, a mulher é encaminhada para uma instituição hospitalar onde realizará um diagnóstico final e, caso a suspeita se confirme, o tratamento.

É assim que a nível nacional (e até 2020) foram já realizadas mais de 4,3 milhões mamografias de Rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 20.000 mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo, mais eficaz e, mesmo em muitos casos, a cura total. Mas este trabalho terá que continuar – com mais empenhamento da população, com maior participação das mulheres, com ainda maior esforço dos profissionais envolvidos e com maior disponibilidade financeira para adquirir mais e melhores meios de diagnóstico.

 
Se diagnosticado e tratado numa fase precoce, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%.
 
Para mais informações contacte a LPCC através do número 800 910 232 ou do e-mail rcmama.nrc@ligacontracancro.pt

 

Publicidade

Artigo anteriorBrasileiros vão ter “estatuto de igualdade” digital e poder tratar do documento ‘online’
Próximo artigoOperadores turísticos brasileiros visitam Coimbra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui