Publicidade

Escola de origem arménia, com um programa educativo disruptivo e extracurricular, vai abrir em setembro. A partir de segunda-feira, todos os jovens com idades entre os 12 e os 18 anos, poderão inscrever-se no TUMO Coimbra que será inaugurado em setembro para um arranque de atividade em outubro deste ano.

A expectativa é que o primeiro TUMO em Portugal, que ficará instalado no antigo edifício dos CTT, em plena Baixa de Coimbra, possa acolher 1.500 jovens logo no primeiro ano de funcionamento, prontos a abraçar este novo conceito de formação e educação para a tecnologia e a criatividade.

Publicidade

Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica são as áreas disponíveis neste projeto completamente inovador, nascido na Arménia e com resultados de sucesso em vários países, que chega agora a Coimbra para oferecer aos jovens programas presenciais, totalmente gratuitos, a acontecer após o horário escolar.

Para poder entrar neste novo mundo TUMO, basta, portanto, já a partir de segunda-feira espreitar o site https://coimbra.tumo.pt e fazer a inscrição, num processo que engloba três passos: a pré-inscrição, que representa a manifestação do interesse em fazer parte do TUMO Coimbra. Após esse processo, receberão um pedido de agendamento para uma sessão presencial no centro.

O segundo será, precisamente, a sessão presencial, durante a qual os encarregados de educação serão convidados a visitar em primeira mão o centro TUMO, tendo a oportunidade de conhecer o projeto, assim como esclarecer todas as dúvidas e receber informação sobre os próximos passos.

Esta será também uma oportunidade para conhecer de perto o espaço que se encontra ainda em obras – assim como a equipa e descobrir mais sobre este método de aprendizagem inovador.

O processo de inscrição ficará concluído com a realização de um processo de compromisso, e posterior escolha do horário das sessões que será sempre fora do horário escolar de cada jovem. Em caso de não existir vaga para o horário pretendido, há a oportunidade de ficar em lista de espera, confirma a equipa TUMO Coimbra.

Plano personalizado e flexível feito à medida de cada jovem

Este processo de inscrições é aguardado pela equipa com muita expectativa. Não só pelo feedback manifestado após o anúncio do TUMO em Coimbra, em particular de pais e encarregados de educação, confiantes na importância do projeto para o futuro dos seus filhos, mas também pela vontade de que, em outubro, estejam os desejados 1.500 jovens a usufruir de todas as respos tas que este programa tem para oferecer com, por agora, oito áreas de aprendizagem, da animação à modelação 3D, passando pela programação, robótica, cinema, design gráfico, música e criação de jogos.

Tudo num ambiente que fomenta a autoaprendizagem, mas que inclui workshops e laboratórios de projetos, num plano de estudos, desenvolvido sob orientação de especialistas, mas que é sempre personalizado e flexível, e, portanto, feito à medida de cada jovem, dos seus gostos e do seu ritmo. No fundo que faça com que os alunos se sintam bem a aprender, com vontade de crescer, e que os pais sintam que encontraram um local onde os seus filhos, estando “em boas mãos”, num local onde o aprender se faz em conjunto e os jovens são incentivados a acreditarem a acreditar nas suas capacidades e a potenciá-las. No fundo, o objetivo será preparar o caminho para uma nova geração em Coimbra e em Portugal, confiante que basta querer e trabalhar para isso.

Equipa já está a ser recrutada

Não só de alunos é feito o TUMO Coimbra. É também de toda a equipa de auxiliares, técnicos, mentores, coachers e workshop leaders que já estão também a ser recrutados para que, a partir de setembro, o antigo edifício dos CTT de Coimbra se possa transformar num local, aberto à cidade, à comunidade, mas também onde todos gostam muito de estar.

O objetivo é que os jovens possam ali fazer novas descobertas, responder a todas as curiosidades e concretizar sonhos e ambições, mas também que o TUMO Coimbra seja um local onde todos gostem de trabalhar e, tal como tem acontecido com os pais e encarregados de educação, também da parte dos candidatos aos vários locais, muitas têm sido as solicitações e manifestações de vontade de fazer parte desta equipa.

Para começar, o TUMO Coimbra já tem diretora, Filipa dos Santos Cunha, assim como responsável pela comunicação, Rita de Almeida Neves, mas em breve terá também “learning coachs”, que vão orientar os alunos na fase da autoaprendizagem; bem como workshop leaders, que são especialistas responsáveis pelos vários workshops, assim como auxiliares e técnicos, também eles em processo de recrutamento.

Publicidade

Artigo anteriorVolume de água na bacia hidrográfica do Mondego superior a 80% em maio
Próximo artigoDístico do seguro no vidro do carro deixa de ser obrigatório

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui