O Auditório Municipal de Penacova recebeu o workshop “Economia Criativa na Região de Coimbra”, que contou com a presença de alguns agentes culturais do concelho de Penacova interessados na interação com outros operadores dos setores artístico, cultural e criativo.
A iniciativa conjunta entre o JACC-Jazz ao Centro Clube e o MATE – Música, Arte Tecnologia Educação, apoiada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), vai percorrer todos os 19 municípios da região estão a promover uma formação em economia criativa que.
“Economia criativa na Região de Coimbra”, assim se intitula a formação que, segundo .0 JACCG é um programa «único de sensibilização e interação dos agentes dos setores artísticos, cultural e criativo da região de Coimbra», que visa «o fortalecimento e promoção da importância da economia criativa para o desenvolvimento sustentável da região». Eron Quintiliano, empreendedor, gestor produtor cultural e fundador do MATE, e Hélder Bruno Martins, etnomusicólogo, consultor sénior, perito em gestão e inovação nas indústrias culturais e criativas, compositor e pianista, são os dois dinamizadores da formação que tendo por foco as potencialidades do território da CIM-RG, pretende, segundo comunicado do JACC, «proporcionar uma oportunidade de acesso a perspetivas, experiências e informações importantes, que apoiam o desenvolvimento da economia criativa a nível local, nacional e internacional»,
Dirigentes associativos de coletividades ligadas à arte e cultura e pessoas ou coletivos informais que promovam atividades de cariz social, cultural económico em que a arte a cultura e a criatividade sejam elementos centrais são os principais destinatários da formação, mas igualmente artistas, técnicos ligados à área, profissionais de comunicação e marketing promotores de eventos, gestores de salas de concertos e festivais ou apenas «cidadãos interessados nas ligações entre as práticas artísticas e criativas e outros domínios setoriais, como educação, turismo, ambiente e sustentabilidade», são desafiados a participar nestas formações.
Há datas anunciadas já para sete municípios
A seguir a Penacova e Miranda do Corvo, seguem-se as formações a 14 de junho, em Tábua, a 16 de junho em Arganil, a 19 de junho no município da Lousã e no dia seguinte, em Oliveira do Hospital a 26 de junho a formação decorre em Soure e a 30 de junho em Mira. Já no mês de julho estão agendadas formações para os dias 4 e 5, respetivamente em Cantanhede e Figueira da Foz, seguindo-se outras datas a anunciar pela organização.
As inscrições podem ser feitas no site ou Facebook do JACC, através de preenchimento de formulário em que deve ser indicado o respetivo concelho de residência.
A formação começa com a apresentação do programa, seguindo-se uma intervenção sobre economia criativa, indústrias culturais e criativas e tridente criativo. Segue-se uma pausa para café e networking Indústria da música e oportunidades e desenvolvimento são os temas que se seguem, findos os quais decorre a sessão de encerramento.