19.1 C
Penacova Municipality
Segunda-feira, Setembro 25, 2023
Publicidade

Governo diz que acordo com ANMP para reabilitar escolas “está por muito pouco”

0
Publicidade

A ministra da Coesão Territorial afirmou hoje que a assinatura do acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para financiar a reabilitação de escolas “está por muito pouco” porque o valor em desacordo “é algo que é marginal”.

“Eu tenho a certeza que vamos chegar a acordo e estamos por muito pouco. Num programa global de cerca de dois mil milhões de euros estamos, neste momento, a discutir algo que é marginal”, afirmou Ana Abrunhosa, em Matosinhos, no distrito do Porto, à margem de um seminário sobre financiamento das autarquias locais da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Publicidade

A proposta inicial do Governo para a reabilitação de 451 escolas era de 300 milhões de euros, verba que a ANMP considerou insuficiente reivindicando 600 milhões de euros.

A proposta atual do executivo passa por 450 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 200 milhões de euros no âmbito do Portugal 2030 e que sairá do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), sendo que o restante será assegurado através de empréstimo do Estado ao Banco Europeu de Investimento (BEI).

“A nossa contraposta para aceitarmos é que não sejam 200 milhões de euros do Portugal 2030, mas apenas 100 milhões de euros, e que o restante seja para escolas que já eram da responsabilidade dos municípios, nomeadamente do 1.º ciclo e do pré-escolar”, explicou a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, na segunda-feira, no final de uma reunião do conselho diretivo daquela entidade.

A ministra garantiu que “os municípios têm ainda muito a fazer nas escolas que são da sua área de competência”.

“Nós vamos analisar a contraproposta e tenho a certeza que muito em breve assinaremos acordo. Não vou dizer que vamos aceitar na totalidade, vamos analisar”, afirmou Ana Abrunhosa.

Publicidade

Artigo anteriorNova direção do Agrupamento de Escolas de Penacova faz gestão de proximidade
Próximo artigoEscola de São Pedro de Alva recebeu pilhas e equipamentos eléctricos usados para ganhar cheques-prenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui