Eleita por unanimidade, Cristina Isabel Simões substitui a diretora Ana Clara Almeida, que ocupava o cargo desde 2009.
Com 13 anos de carreira no Agrupamento de Escolas de Penacova (AEP), 11 dos quais como adjunta e subdiretora da instituição, Cristina Isabel Simões, assumiu na passada semana o cargo de diretora do respetivo agrupamento.
A docente considerou, na ocasião, que Penacova é já um pouco sua terra e o AEP é a sua escola.
A nova diretora considerou que “o momento foi carregado de emoção”, declarando que “a presença de uma plateia tão alargada, era a demonstração de apoio a si própria e à sua equipa, o demonstrar da vontade e disponibilidade para trabalharem em conjunto, em prol das nossas crianças, dos nossos alunos do concelho de Penacova”. ~
Lamentando os “tempos difíceis da carreira docente, que é cada vez menos respeitada, é por cada criança e por cada aluno que vale a pena continuar a amar esta profissão”,
Eleição por unanimidade
Cristina Isabel Simões foi eleita por unanimidade, assumindo, assim, “uma responsabilidade acrescida” e comprometendo-se a “continuar a empenhar-me para corresponder às expectativas e à confiança depositada, continuando a fazer deste agrupamento de escolas um exemplo de excelência no ensino e aprendizagem”. A nova diretora afirmou que “a escola deve sustentar-se em convicções fundamentadas e baseadas no conhecimento da comunidade educativa e nas suas necessidades, porque a educação não pode ser delegada somente à escola”.
“Alunos que se sintam acolhidos e apoiados”
Não esquecendo a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades, “ambiciona que todos os alunos se sintam acolhidos e apoiados, independentemente das suas diferenças e necessidades”, garantindo que “cada criança, que cada aluno se sinta parte integrante da sua turma e da comunidade educativa”.
A responsável fala de “uma escola aberta ao mundo, reconhecendo a diversidade cultural e a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes culturas e com diferentes vivências”. A equipa que lidera é formada por António Marques (subdiretor), Gabriela Silva (adjunta), Carla Oliveira (adjunta) e João Figueiredo (adjunto).
António Rosado – Diário As Beiras