Publicidade

GUARDIANS, ou GUARDIÕES em português, é o nome deste projeto financiado pelo Horizonte Europa em 5 milhões de euros, que foi lançado em Gijón, nas Astúrias – Espanha, nos dias 21 e 22 de junho, onde estiveram reunidos os seus 22 parceiros liderados pela Fundacion CTIC.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) prevê a necessidade de um incremento de 70% na produção de alimentos até 2050, garantindo-se em simultâneo a proteção do ambiente, nomeadamente no que respeita ao aquecimento global, à poluição, à biodiversidade, à erosão e à sustentabilidade. No entanto, segundo a PORDATA (2019), em Portugal, dois terços do número total de explorações agrícolas têm uma dimensão muito reduzida e só poderão ser competitivas em situações particulares, pelo que muitas acabarão por sair da atividade produtiva, agravando assim a desertificação rural e falhando no objetivo de maior produção alimentar.

A SHINE 2Europe tem vindo a trabalhar em temas como literacia ambiental para cidadãos com mais de 55 anos, a promoção de ecossistemas aquáticos urbanos, capacitação de adultos para utilizar soluções acessíveis e sustentáveis, entre outras áreas que permitam promover comunidades mais inclusivas para todos. Percorrendo este caminho, a empresa de Coimbra aventura-se pela primeira vez num projeto relacionado com agricultura e a promoção de ecossistemas agrícolas inovadores e resilientes.

Publicidade

GUARDIANS, ou GUARDIÕES em português, é o nome deste projeto financiado pelo Horizonte Europa em 5 milhões de euros, que foi lançado em Gijón, nas Astúrias – Espanha, nos dias 21 e 22 de junho, onde estiveram reunidos os seus 22 parceiros liderados pela Fundacion CTIC.

O seu objetivo primordial é a promoção das capacidades de pequenas e médias propriedades rurais através de soluções tecnológicas. Garantir um sistema alimentar sustentável exige, acima de tudo, que se volte a confiar as produções primárias aos “guardiões do território”, os proprietários destas pequenas e médias explorações agrícolas nos meios rurais. O GUARDIANS vai concentrar os seus esforços em entender os desafios que os agricultores enfrentam nas suas atividades diárias e que dificultam a competição com os grandes produtores alimentares. Para isso, o projeto irá propor o uso de soluções digitais inovadoras para superar esses desafios e preencher a lacuna tecnológica que existe entre as pequenas e grandes produtoras.

As soluções digitais inovadoras do GUARDIANS ajudarão a criar novas abordagens agrícolas e a tornar as propriedades rurais a tornarem-se mais sustentáveis, não só economicamente, mas também da perspetiva ambiental e social.

Pretende-se perceber qual a aceitação e dificuldades de utilização de 9 soluções digitais inovadoras, englobando um total de 95 agricultores de pequenas e médias explorações agrícolas, incluindo diferentes tipos de plantações, pastagens e pecuária de Espanha, Itália, Suécia, Reino Unido e República Checa. A SHINE lidera o envolvimento dos vários atores relevantes, para perceber quais os incentivos e barreiras a ultrapassar para a aceitação e adoção dessas inovações.

Como resultado espera-se que os negócios das pequenas quintas sejam mais produtivos, resilientes e que não fiquem condenados ao encerramento num futuro próximo, ao mesmo tempo que se capacitam os agricultores para alcançarem não só os seus objetivos, mas os objetivos de uma sociedade mais saudável e mais justa. 

Publicidade

Artigo anteriorPenacova garante a manutenção dos transportes públicos durante o verão
Próximo artigoTiktok atualiza normas de acompanhamento familiar e vai lançar o Conselho de Jovens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui