A Mata Nacional do Buçaco vai ser candidata à certificação de Floresta Terapêutica, atribuída pelo Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas, anunciou, ontem, a Fundação Mata do Buçaco (FMB).
Trata-se de uma prática ancestral, cujos benefícios no bem-estar e na saúde têm vindo a ser comprovados por estudos que apresentam evidências científicas, um pouco por todo o mundo.
Segundo o comunicado, “a Mata do Buçaco, classificada como Monumento Nacional, reúne características naturais únicas que fazem dela a candidata ideal à certificação como Floresta Terapêutica”. “Esta é uma floresta extraordinária, com propriedades botânicas e culturas únicas que fazem dela o sítio ideal para esta conhecida terapia”, lê-se.
Este procedimento tem vindo a ser desenvolvido pela Agência Destinature, da qual a FMB faz parte integrante e culminará na certificação da Mata do Buçaco como a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica.
No passado dia 26 de junho teve lugar a primeira visita técnica, que foi liderada por Stephanie Frech, representante do gabinete internacional de certificação de florestas terapêuticas, acompanhada pelo diretor executivo da Destinature – Agência para o Desenvolvimento de Turismo de Natureza, Miguel Vasco, e pelo gestor de projetos da Forestwise – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, Rui Pinto, na qualidade de consultores da FMB neste projeto.
A certificação incluirá o Buçaco na rota do turismo de saúde e bem-estar, abrindo portas a um novo tipo de turista visitante através da oferta de experiências especiais e estimulantes, que promovem a saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Foto obtida AQUI