A iniciativa insere-se no Programa Bandeira Azul que, durante este ano, vai trabalhar a Geodiversidade das zonas balneares.
No âmbito do tema de 2023 da Bandeira Azul, Geodiversidade, os próximos dias 11, 14 e 21 de julho serão marcantes para várias crianças que vão percorrer os trilhos junto ao rio Mondego, e saber mais sobre a Livraria do Mondego, num percurso que permitirá descobrir um acervo sobre a geologia e biodiversidade da região.
No site NCultura podemos ler um texto da autoria de Márcio Magalhães, totalmente dedicado à Livraria do Mondego como sendo a biblioteca mais antiga do mundo.
Os interessados em conhecer mais sobre este geomonumento devem saber que há um percurso interpretativo da Livraria do Mondego. Este percurso com uma extensão de apenas 800 metros enquadra-se no projeto transversal “Rios e Zonas Húmidas”. Esta experiência permite-nos desvendar os mistérios da geologia e da biodiversidade da região.
O percurso interpretativo da Livraria do Mondego constitui um segmento da Grande Rota do Mondego. Ele desenvolve-se na margem esquerda do Rio Mondego (encontrando-se junto ao IP3, em Penacova). Por isso, quem circula de carro no IP3, imediatamente na zona da ponte sobre o rio Mondego, pode ver a Livraria do Mondego. Tem-se acesso direto e privilegiado a este monumento natural a partir da EN2, que é reconhecida como a estrada nacional mais extensa do nosso país e a mais longa da Europa.
Geodiversidade
Em 2023, a Bandeira Azul vai sair do seu meio tradicional e desafia os promotores a, também, abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme. Sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade, pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade.
A geodiversidade (ou diversidade geológica) é a variedade de elementos e de processos geológicos – sob qualquer forma, a qualquer escala e a qualquer nível de integração – existente no planeta Terra (do grego gê, Terra + latim diversitate, diversidade).
O conceito de geodiversidade é um conceito integrador fundamental, que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.