A ideia de criar algo que se identificasse com o nosso concelho e com isso o projetasse para além das suas fronteiras já “fermentava” há muito na cabeça de Vítor Silva. Assim surgiu a cerveja “Arista”, pura e cuidadosamente elaborada, que vai ser oficial apresentada na Expo Alva e que vai satisfazer os sentidos de quem tiver a oportunidade de a saborear.
O vinho começou por ser uma das suas paixões, mas cedo percebeu a necessidade de produzir algo “que resistisse às alterações do tempo, que não estivesse tão dependente das condições climatéricas e cuja produção dependesse apenas da qualidade dos produtos e da técnica que utilizava”.
Com espírito empreendedor, dedicado e persistente, o Vítor Silva começou a manifestar interesse pelo mundo das cervejas artesanais e decidiu consolidar a sua formação na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau, Brasil, onde participou do curso de Cervejeiro Caseiro. Conseguiu, assim, criar em casa um pequeno “laboratório” onde produz a cerveja a que deu o nome “Arista” em homenagem aos “bons ares que respiram em Penacova, a terra que o acolheu quando tinha 18 anos, e onde decidiu fixar-se e constituir a sua família”
Natural de Tondela, o Vítor Silva veio viver para Penacova há 29 anos e conta que ouviu pela primeira o nome “Arista” quando tomava as refeições na Pensão Avenida, pois os hóspedes com quem se cruzava “já diziam que os seus pais e avós passavam longas temporadas em Penacova, por ser terra de bons ares” e uma vez que a cerveja que agora produz “não tem quaisquer outros ingredientes para além do malte de cevada ou de trigo, lúpulo e levedura e, claro, da água da região que a torna única e especial, considera que o nome escolhido para a sua cerveja, era mais do que adequado”.
Desde então tem participado em várias formações que lhe têm dado experiência e a necessária confiança para produzir as primeiras cervejas.
Em dezembro do ano passado ganhou o prémio de melhor cervejeiro caseiro na categoria especial Grape Ale*, com a sua “Grape”, elaborada em parceria com o cervejeiro Sebastien Muller, da Cerveja Candal, obtendo ainda o décimo primeiro lugar em estilo Ale.
O título foi alcançado na décima edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de dez mil membros), que se realizou no passado mês de dezembro de 2022, na Cerveja Nortada Brewpub, no Porto.
Neste momento, a cerveja tanto pode ser adquirida em packs de 3 e 6 garrafas, com 33 cl, ou de 3 com 75 cl, nas variedades de “black ipa”, “blonde ale” e “american pale ale”, que se encontram à venda no café Titanic, em Penacova (junto aos bombeiros voluntários) e onde também já é possível consumi-la fresquinha, à pressão ou em garrafa.
Em cada uma das garrafas o rótulo exibe em relevo aqueles que considera os ícones de Penacova, que tanto pode ser o Mosteiro de Lorvão, a Barca Serrana ou o Mirante Emídio Silva. “É uma forma de divulgar esta terra magnífica”, refere com o orgulho de quem quer contribuir para o reconhecimento da sua segunda terra.
Adianta que pretende ir mais além. “Consolidar a marca e aumentar a produção para poder responder às solicitações que lhe têm vindo a chegar é o seu principal objetivo”. Tanto assim é que as suas cervejas serão oficialmente apresentadas na próxima edição do certame Expo Alva, que irá decorrer entre os dias 14 a 17 deste mês, em São Pedro de Alva “onde já tem montado um stand para vender as suas mais recentes criações e que espera ser um sucesso, porque a opinião que lhe é transmitida por quem já as experimentou é bastante satisfatória, o que lhe dá mais ânimo para se empenhar na conceção de um produto de qualidade máxima”
Pedro Viseu
*A Grape Ale é uma bebida híbrida produzida através de um processo cervejeiro, mas que leva adição de uvas viníferas na etapa de fermentação ou de maturação.