Publicidade

O prémio Martins da Costa teve a sua primeira edição em 2016 e surgiu no âmbito do livro “Contos Vividos”, de autoria do jornalista Álvaro Coimbra. Trata-se de uma compilação de textos que Martins da Costa lhe enviava, para publicação do Jornal de Penacova.

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Penacova, foram entregues os Prémios de Pintura Martins da Costa 2023, um concurso instituído pelo Município de Penacova com o objetivo de incentivar e premiar a criatividade na área da pintura e desenho e evocar a obra de João Martins da Costa, que viveu grande parte da sua vida em Penacova e que é um dos maiores vultos da pintura portuguesa do século XX.

Publicidade

Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios a bisneta de Martins da Costa, Carolina Gama Rocha e a diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristina Simões, bem como do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Coimbra.

O prémio Martins da Costa teve a sua primeira edição em 2016 e surgiu no âmbito do livro “Contos Vividos”, de autoria do jornalista Álvaro Coimbra. Trata-se de uma compilação de textos que Martins da Costa lhe enviava, para publicação do Jornal de Penacova, e que ele “cuidadosamente transcrevia”, assim construindo uma obra extraordinária.

Inicialmente o Prémio foi apenas destinado aos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Penacova, mas a partir da terceira edição, o município decidiu alargar a sua dimensão e torná-lo um prémio de âmbito nacional.

Acerca da obra, pode ler-se na rubrica Obras da Casa: Martins da Costa – Contos Vividos, de David Gonçalves de Almeida:

“O livro Martins da Costa – Contos Vividos distingue-se no conjunto das obras publicadas pelo Município de Penacova, não apenas pelo excelente grafismo, mas também pela riqueza do conteúdo. Esta obra, que poderíamos classificar de “foto[auto]biografia”, foi lançada a 23 de Julho de 2016 em Penacova e apresentada também em Matosinhos (Leça da Palmeira) a 7 de Outubro de 2017. A coordenação editorial é de Álvaro Coimbra, o prefácio é assinado por Hélder Pacheco e a coordenação geral é de Diogo Martins da Costa Gama Rocha.”

Em 2017 o livro “Contos Vividos” foi reconhecido em dois concursos internacionais. Com ouro pelo MUSE Creative Awards e com prata no Creativity International Awards – Print & Packaging.

Nesta edição do Prémio, os distinguidos foram:

Categoria B (ensino secundário do curso de artes visuais) – Mariana Nunes (vencedora) e Afonso Alves (menção honrosa).

Categoria C (3º ciclo de ensino) – Sara Luísa Fernandes; Oliveira (vencedora) e Lucas Henriques, Camylle Palheiros e Eduardo Melo (todos com menção honrosa);

Categoria D (público geral) – Hélder Fernando Carvalho dos Santos (vencedor).

 

Publicidade

Artigo anteriorPrejuízos causados por javalis e veados em Travanca do Mondego são motivo de preocupação para os agricultores
Próximo artigoMosteiro do Lorvão ganha centro interpretativo “após um processo longo e moroso”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui