Publicidade

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia, dirigida a todas as escolas europeias, de todos os ciclos e níveis de ensino, regular ou profissional, públicas ou privadas, para dar aos professores e alunos a oportunidade de trabalharem colaborativamente, partilharem pontos de vista e terem oportunidade de frequentar eventos de desenvolvimento profissional.

No âmbito do programa Academia Junior eTwinning – categoria EXPERTS, a Escola Profissional Beira-Aguieira, representada por uma professora e três alunos, receberam uma “Menção Honrosa”. O prémio consistiu na participação em três dias de atividades no DiverLanhoso, considerado o maior parque aventura da Península Ibérica.
 
Nesta atividade, para além da EBA, participaram alunos e professores de mais 11 escolas do país. Os participantes tiveram a oportunidade de praticar canoagem, caça ao tesouro, escalada, pontes suspensas, paintball e momentos de interação e troca de experiências escolares.
 
O que é a Ação eTwinning?
 
O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia que foi criada em 2005 para dar aos professores e alunos a oportunidade de trabalharem colaborativamente, partilharem pontos de vista e terem oportunidade de frequentar eventos de desenvolvimento profissional.
 
Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
 
O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. Para isso, é necessário que se estabeleça uma associação de, no mínimo, duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais e respetivos alunos, dois bibliotecários ou dois coordenadores.
 
A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos de gestão e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.
 
Em Portugal, o eTwinning pode contribuir cabalmente para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, concorrendo para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular preconizadas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Os projetos eTwinning constituem uma excelente oportunidade de promover a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), contribuindo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
 
Publicidade

Artigo anteriorOpinião: Desabafos de uma Farmacêutica
Próximo artigoCIM da Região de Coimbra repudia declarações do presidente da AGIF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui