Publicidade

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou hoje um aviso à população de agravamento do risco de incêndio rural devido às condições meteorológicas previstas para o país, apelando para que sejam tomadas medidas preventivas.

REUTERS/Rafael Marchante

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou este domingo um aviso à população de agravamento do risco de incêndio rural devido às condições meteorológicas previstas para o país, apelando para que sejam tomadas medidas preventivas.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para segunda-feira e terça-feira, nomeadamente com o aumento da intensidade do vento, a ANEPC alertou para perigo de incêndio rural muito elevado a máximo no Algarve, no interior Norte e Centro, e Alto Alentejo.

Publicidade

“Este quadro meteorológico aumenta também a probabilidade de ignições o que se traduz num potencial aumento do número de ocorrências de incêndios rurais”, avisou a Proteção Civil.

As medidas principais – de acordo com as disposições legais em vigor – passam pela proibição de fazer queimadas extensivas sem autorização e, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados sem autorização por comunicação prévia às autoridades.

Nos dias de “risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”, e é proibido “fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”.

Neste grau de risco também é proibido “usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores” e “evitar o uso de grades de discos”.

De acordo com a ANPC, o aumento da intensidade do vento poderá provocar um “agravamento da velocidade de propagação inicial dos incêndios” e, consequentemente, um “aumento da dificuldade das ações de supressão”.

Na segunda-feira, estão previstos valores da humidade relativa inferiores a 30% no interior Norte e Centro e na região sul, com fraca recuperação noturna.

O vento soprará de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde e soprando por vezes até 45 quilómetros por hora, com rajadas até 65 quilómetros, no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Para terça-feira, estão previstos valores de humidade relativa inferior a 30% na parte leste do interior Norte e Centro, e no interior Sul durante a tarde, com valores inferiores a 20% na Beira Baixa, interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio.

O IPMA prevê ainda vento até 30 quilómetros por hora de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes até 40 quilómetros, com rajadas até 65 quilómetros, no litoral oeste a sul do Cabo Raso e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Publicidade

Artigo anteriorUm olhar em redor do “nosso” Mundo: Momentos mágicos no alto da serra dos moinhos de Gavinhos
Próximo artigoCientista de Coimbra colabora num estudo que conseguiu extrair ADN de esqueleto com dez mil anos que desvenda história antiga do continente americano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui