Publicidade

A Praia Fluvial do Vimieiro foi considerada a Praia do Ano 2023, galardão atribuído pelo “Guia das Praias Fluviais”, seguida da praia fluvial de Reconquinho que ficou em segundo lugar.

A Praia Fluvial do Vimieiro, situada no rio Alva, concelho de Penacova, foi eleita a “Praia Fluvial do Ano”. A distinção, resulta da votação promovida pela revista “Guia das Praias Fluviais” e cuja escolha foi feita através do voto dos portugueses.

Publicidade

“É um prémio que valoriza a excelência da zona balnear do Vimieiro”, salienta Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova. Para o autarca este prémio “é fruto de muito trabalho e dedicação de diversas entidades, ao longo dos anos, sobretudo da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego e do próprio município”.

A praia fluvial do Vimieiro foi a mais votada entre mais de duzentas praias e zonas de lazer, de norte a sul do país, logo seguida pelo Reconquinho. “É o reconhecimento da qualidade inequívoca das nossas praias e do cuidado que temos tido neste tipo de equipamentos. Não temos dúvidas nenhumas que o Vimieiro e o Reconquinho são um locais turísticos que se afirmam, cada vez mais, no contexto nacional”, adianta Magda Rodrigues, vice-presidente do município, com o pelouro das praias fluviais.

De acordo com a revista “Guia das Praias Fluviais”, a praia do Vimieiro obteve 7357 votos e a praia do Reconquinho 6850 votos. A atribuição do galardão “Praia Fluvial do Ano” resulta de uma votação online (www.praiasfluviais.pt) promovida pela publicação. São elegíveis para votação todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas anualmente pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal – identificadas na lista com a designação (NC). A votação decorre todos os anos até dezembro e os prémios são entregues na época estival seguinte.

A Praia Fluvial do Reconquinho fica na margem esquerda do rio Mondego, em frente à Vila de Penacova e é ideal para passar um dia agradável de Verão, onde todo o seu extenso areal convida a estender a toalha. Galardoada, pela primeira vez, em 2013 com a bandeira azul, dispõe de bar, apoios de praia e animação garantida ao longo de toda a época balnear, proporcionando todas as condições de lazer e diversão. No Reconquinho situa-se também o centro de Trail Running Carlos Sá, com a particularidade de este local ser o ponto de partida para todos os percursos de trail existentes no concelho de Penacova.

Em 2018 canal National Geographic colocou esta semana a Praia do Reconquinho no seu site, distinguindo as fotografias à paisagem desta praia fluvial de bandeira azul, referenciando-a como uma das nove mais bonitas de Portugal, entre mais de cem praias de norte a sul de País.

Publicidade

Artigo anteriorMulher atropelada em São Pedro de Alva sofreu ferimentos ligeiros
Próximo artigoConheça os locais onde vão ser instalados os radares que vão controlar velocidade média a partir de setembro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui