Os hospitais precisam cada vez mais de sangue para responder às necessidades atuais. Todos os dias são necessárias 1.000 a 1.100 unidades de sangue, o que no verão é sempre mais complicado.
A próxima campanha de recolha de colheita de sangue, promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Penacova, realiza-se no dia 17 de setembro, domingo, entre as 9 e as 13 horas, na sede da associação, sita na antiga escola primária, junto ao Tribunal Judicial de Penacova.
Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 kg e ter hábitos de vida saudáveis.
Também deve saber que:
- Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios;
- Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450 ml;
- Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal;
- O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez;
- Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos;
- Na campanha podem participar pessoas saudáveis com idades entre os 18 e os 65 anos;
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue apela aos portugueses para que ajudem a manter as reservas de sangue em níveis estáveis.
A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e https://www.dador.pt/.
O IPST relembra que, embora a maioria das colheitas nos serviços de sangue hospitalares sejam realizadas em horário laboral, os três Centros de Sangue e da Transplantação do IPST estão disponíveis para receber todos os dadores de segunda a sábado das 8h00 às 19h30.
O IPST realiza ainda todos os dias, de segunda a domingo, uma média de quatro sessões móveis de colheita de sangue.