Publicidade

A Praia do Reconquinho, em Penacova, recebeu, este fim de semana, mais de 1.100 atletas para a 6.ª edição do Penacova Trail do Centro, nas distâncias de 43, 19 e 12 quilómetros

Miguel Arsénio, atleta da SportHG, vice-campeão e líder do ranking nacional de ultra trail protagonizou uma vitória pouco surpreendente em Penacova. O corredor de Almeirim, vencedor, este ano dos 87km da MaXi-Race, em França, e 2.º classificado nos 130 da Transgrancanaria, em Espanha, terminou a prova de 43 quilómetros, que teve 339 inscritos, em 03:42:14, deixando Nélson Santos (Runners do Demo) a seis minutos e Ricardo Carreira (OCS Arrábida TT) a mais de 11. 

Publicidade

No feminino, Joana Franca, da Saca Trilhos Anadia, foi a mais forte, deixando Sofia Vieira (CD Espite) a mais de cinco minutos e meio de distância e a 3.ª classificada, Carla Pereira (Olímpico Vianense), a mais de 20 minutos.

Nas provas mais curtas, João Ferreira (Airorun) venceu os 19km, a distância mais participada, com 467 inscritos, com uma margem confortável para os perseguidores, Rui Figueiredo (Saca Trilhos Anadia) e Avelino Macedo, que ficaram a mais de seis e oito minutos, respetivamente.

Na geral feminina nova vitória para a equipa Saca Trilhos Anadia, agora pela campeã nacional de trail, Inês João, que se superiorizou à atleta de Alcanena, Ana Rodrigues e a Andreia Correia (EDVViana Trail). A prova mais curta, de 12 quilómetros, teve 313 participantes. José Nunes (Runners do Demo) venceu nos homens, com Rafael Morais (Embarca Running) a 00:31 e o atleta dos (Vikings / Alcabideque), João Freitas, a 01:43. 

No pódio feminino, Mariana Teixeira (AABV) levou a melhor sobre Anabela Marques (AD Condeixa), 2.ª classificada, e Beatriz Lopes, que fechou o pódio. 

Atletas de 12 nacionalidades

Em Penacova estiveram, este fim de semana, “atletas de todas as regiões do país e de 12 nacionalidades”, destaca Carlos Sá, responsável pela organização. Presentes atletas de Espanha, Alemanha, Angola, Brasil, Países Baixos, Reino Unido, República Dominicana, França e Luxemburgo, a juntar a alguns dos melhores atletas nacionais. “E não estiveram mais porque, no mesmo fim de semana, estava a decorrer o Mont Blanc”, justifica o organizador.

Aposta para continuar

Carlos Sá, referência no trail running em Portugal e organizador do evento destacou “a forte adesão no evento e também no Kids, que foi a primeira vez que se realizou e teve cerca de 50 crianças”. Uma aposta “para continuar” na próxima edição, que “já tem data marcada”. Vai realizar-se a 30 de agosto e 1 de setembro de 2024.

Bruno Gonçalves – Diário As Beiras

Veja todas as fotos AQUI

Publicidade

Artigo anteriorAmbientalistas da MILVOZ preocupados com arranque de vegetação nas margens do rio Mondego
Próximo artigoSMOS é a nova ferramenta que vai permitir conhecimento mais detalhado do território

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui