Publicidade

A 3.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta Feminina está hoje na estrada. Cantanhede Cycling/ VESAM e Korpo Activo/Penacova estão entre as 14 equipas que vão competir na maior edição de sempre da corrida

Começou hoje, em Lisboa, a 3.ª Volta a Portugal Feminina em Bicicleta. Até ao próximo domingo, o pelotão, composto por 14 equipas (nove portuguesas e cinco espanholas) e 96 ciclistas, vai cruzar as estradas do país, numa edição que tem, pela primeira vez, cinco dias de prova.

Publicidade

O distrito de Coimbra está representado na competição por duas equipas.

A Cantanhede Cycling/VESAM, que tem como diretor desportivo Arménio Alves, vai iniciar a prova com oito atletas: Beatriz Fernandes, Bruna Belo, Íris Chagas, Isa Carvalho, Isabel Caetano, Lara Fernandes, Mariana Viais e Sofia Gomes. De recordar que Sofia Gomes, que regressou à formação cantanhedense, foi 2.ª classificada na 1.ª edição da Volta a Portugal feminina, disputada em 2019.

Já a Korpo Activo/Penacova, dirigida por Nuno Monteiro, começa a corrida com quatro ciclistas: Carina Tomás, Inês Santos, Melissa Maia, a atual campeã nacional de BTT Maratona, e Sara Casimiro.

A sueca Nathalie Eklund, vencedora de todas as etapas e da classifi cação geral da edição anterior, não estará presente nesta em 2023, tal como Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense), que conquistou a 1.ª edição da corrida em 2019.

Terceira etapa cruza várias estradas da região

As primeiras pedaladas são dadas hoje. Lisboa recebe o prólogo de 5,3 quilómetros, na zona de Monsanto. O início aconteceu às 14H00, na Avenida da Universidade Técnica. A primeira etapa em linha é disputada amanhã e vai ligar Loures e Vila Franca de Xira, dois concelhos que são totalistas na Volta a Portugal Feminina. O pelotão parte das Piscinas da Portela, Loures, às 12H30, para enfrentar 85 quilómetros até ao centro de Vila Franca de Xira, onde a chegada está prevista para as 15H00.

A segunda tirada, na sexta-feira vai ligar o Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, ao Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, num percurso de 100,4 quilómetros, entre as 12H30 e as 15H15.

Na 3.ª tirada o pelotão cruza as estradas da região Centro. Na etapa mais longa desta edição, com um total de 111,3 quilómetros, o pelotão vai fazer a ligação entre Aveiro (partida às 13H00) e Águeda (chegada prevista às 16H21).

A tirada, que vai passar pelos concelhos de Mira, Cantanhede, Mealhada ou Anadia, tem duas metas volantes, uma em Cantanhede (42,7 km, passagem prevista entre as 14H12 e as 14H20) e outra em Sangalhos (83,4 km, passagem entre as 15H16 e 15H32).

A quarta e derradeira tirada será de 84,4 quilómetros, entre Murtosa (partida às 13H00) e Gondomar (chegada prevista às 15H33), local onde será coroada a vencedora da 3.ª Volta a Portugal Feminina.

Emanuel Pereira – Diário As Beiras

Publicidade

Artigo anteriorVacinação contra a gripe e a covid-19 arranca a 29 de setembro e mais de 2.100 farmácias já aderiram à campanha
Próximo artigoEcos de Vozes Distantes (XXIV): Um relato que pode impressionar as pessoas mais sensíveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui