Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, e o Município de Penacova para a valorização e promoção do processo de produção artesanal de palitos na região.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados” juntamente com o Município de Penacova para a valorização e promoção do processo de produção artesanal de palitos de Lorvão.
Os Laboratórios de Intervenção Territorial são uma das linhas de atuação do Programa Nacional Saber Fazer e consistem numa proposta de dinamização dos lugares das práticas artesanais através do encontro, da cocriação, interdisciplinaridade e experimentação; dando visibilidade aos produtos e serviços artesanais de forma contextualizada, informada e criativa e integrando a produção artesanal na promoção comercial do património cultural.
Esta iniciativa pretende proporcionar e potenciar o encontro de entidades de diferentes regiões do país, num espírito de partilha informal de experiências e saberes em vários domínios como o da produção, investigação, promoção, valorização e transmissão de conhecimento, tendo como denominador comum a arte dos Palitos de Lorvão.
As oficinas de experimentação da arte dos palitos de Lorvão serão realizadas no dia 13 de outubro pela artesã Fátima Lopes para alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova. O ciclo de Conversas decorrerá no dia 14 de outubro no Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão às 14h30, não sendo necessária inscrição prévia.
Programa
FAZER
13 de outubro, sexta-feira
Local: Escola Básica e Secundária de Penacova
10h20 – 12h00:
Oficina de Experimentação da arte dos palitos de Lorvão, pela artesã Fátima Lopes
12h00 – 13h30:
Oficina de Experimentação da arte dos palitos de Lorvão, pela artesã Fátima Lopes
Público-alvo: alunos de vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Penacova
CONHECER
14 de outubro, sábado
Local: Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão
14h30
Município de Penacova
14h45
O Laboratório de Intervenção Territorial: Os Palitos de Lorvão. Maria João Ferreira, Programa Nacional Saber Fazer
15h-15h30
O Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e a revisão dos processos de classificação. Rita Jerónimo, Direção-Geral do Património Cultural
15h30-16h00
Experiências partilhadas da arte do palito de Lorvão
Moderador: David Almeida
Enquadramento histórico sobre a produção manual de palitos na região. Luís Silva, Grupo Etnográfico de Lorvão
Testemunho de uma vida ligada à arte do palito, Fátima Lopes
16h00-16h15
A certificação das produções artesanais. Ana Cristina Mendes, CEARTE
16h30-17h00
Debate