Alfredo Santos Fonseca vai lançar a sua 11ª obra, intitulada “A Minha História do Vimieiro e Região Periférica”, no dia 19 de Novembro em S. Pedro de Alva. A sessão está marcada para as 15 horas na Casa do Povo desta vila.
30
O livro conta-nos a história deste aprazível local, hoje uma das mais afamadas praias fluviais da região Centro e do País, situada nas margens do rio Alva. Desde as origens mais remotas do local e das zonas circundantes, até aos tempos das moendas e dos pisões, passando pelos longos anos de abandono, a que se seguiu uma gigantesco trabalho de recuperação do caneiro, criação de infraestruturas e de espaços propiciadores de prazeroso lazer, ficamos a conhecer muitos dos intervenientes (incluindo o autor do livro, elemento decisivo neste processo) e muitas das peripécias que conduziram ao que hoje ali se pode contemplar nas suas variadas vertentes.
A Praia Fluvial do Vimieiro, na freguesia de S. Pedro de Alva, foi considerada neste Verão como “Praia Fluvial do Ano”. A distinção foi atribuída pela revista “Guia das Praias Fluviais” (que tem uma tiragem de 120 mil exemplares e é de distribuição gratuita), resultante do voto online de muitos conhecedores do nosso Portugal, frequentadores do local e público em geral. “Este prémio – salientou, na altura, o Presidente da Câmara – é fruto de muito trabalho e dedicação de diversas entidades, ao longo dos anos, sobretudo da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego e do próprio Município”.
Como se referiu, este livro vem juntar-se a muitos outros já publicados por Alfredo Fonseca: «Memórias do Sofrimento na guerra em Moçambique», «Pegadas dos Meus Pés», «(Farinha Podre) S. Pedro de Alva, Figuras e Factos para a sua História», «A História do Batalhão de Artilharia 1885», «Os Sãopedralvenses da Diáspora», «Divagação sobre a Génese das nossas Gentes», «Memórias Imperfeitas de um Ex-Autarca», «Casa do Povo de S. Pedro de Alva», «Episódios na Guerra do Ultramar – Niassa – Moçambique) e «Tarde é o que Nunca se Faz».
David Gonçalves de Almeida